Portal de Angola
Informação ao minuto

MPLA/BUREAU POLÍTICO: DECLARAÇÃO SOBRE O 17 DE SETEMBRO, DIA DO FUNDADOR DA NAÇÃO E DO HERÓI NACIONAL

António Agostinho Neto (D.R)

Hoje, 17 de Setembro, comemora-se o dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional em homenagem ao DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO, primeiro Presidente da República de Angola. Para assinalar a efeméride, o  ”Portal de Angola”  reproduz abaixo na íntegra a Declaração que o Bureau Político do MPLA fez chegar à nossa Redacção:

 

António Agostinho Neto (D.R)
António Agostinho Neto (D.R)

“MPLA

BUREAU POLÍTICO

DECLARAÇÃO

SOBRE O 17 DE SETEMBRO, DIA DO FUNDADOR DA NAÇÃO

E DO HERÓI NACIONAL

 

O povo angolano prepara-se para comemorar, a 17 de Setembro, o DIA DO FUNDADOR DA NAÇÃO E DO HERÓI NACIONAL, em homenagem ao DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO, primeiro Presidente da República de Angola, que, este ano, se assinala sob o lema “HONREMOS OS IDEAIS DE NETO, PROMOVENDO A COESÃO NACIONAL E O BEM-ESTAR DOS ANGOLANOS”.

Neste dia, o Bureau Político do MPLA recorda o saudoso Presidente AGOSTINHO NETO como patriota convicto, político de rara dimensão, poeta maior da angolanidade e estadista perspicaz e genial, que soube interpretar, fielmente, as aspirações mais legítimas do povo angolano, o que permitiu que, sob a sua esclarecida liderança, pudesse conquistar a autodeterminação e independência e criasse, em 11 de Novembro de 1975, o seu próprio Estado, o Estado angolano.

Trinta e quatro anos depois do seu desaparecimento físico, a sua obra, os ensinamentos e o seu legado histórico, segundo o qual “O MAIS IMPORTANTE É RESOLVER OS PROBLEMAS DO POVO”, continuam vivos na memória e na prática diária dos seus continuadores, particularmente do seu digno sucessor, o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos.

A aposta do Partido, para que Angola cresça mais e distribua melhor, o amplo diálogo com os jovens de todos os estratos sociais, para a discussão dos seus problemas e a equação de soluções, dentre outras acções, mostram o compromisso do Executivo, liderado pelo MPLA, na materialização do legado de AGOSTINHO NETO, o Fundador da Nação Angolana.

Volvidos todos esses anos, após a Sua morte e sob a firme liderança do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, o país conquistou a Paz, há 11 anos, tem indicadores de crescimento animadores, factos que levam o povo angolano a confiar, cada vez mais, no MPLA, como factor permanente de equilíbrio, unidade e coesão nacional, deveras empenhado em fazer de Angola um bom país para se viver.

A consolidação da Paz, o reforço da democracia e a preservação da unidade nacional; a garantia dos pressupostos básicos necessários ao desenvolvimento; a melhoria da qualidade de vida dos angolanos; a elevação da inserção da juventude na vida activa; o apoio ao empresariado nacional e o reforço da inserção competitiva de Angola no contexto internacional merecem destaque no Programa de Governo do MPLA, sufragado nas Eleições Gerais de 31 de Agosto de 2012, com 71,84 por cento dos votos e que serviu de base para a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento em execução.

Ao comemorar-se esta data memorável, o MPLA estende o seu reconhecimento a todos os valorosos patriotas, que se bateram pela libertação de Angola, do jugo colonial português e pela defesa da independência nacional, contra as agressões de países estrangeiros e forças internas ao seu serviço.

Assim, por ocasião da celebração desta efeméride marcante na história de Angola, o Bureau Político do MPLA exorta todos os angolanos, de Cabinda ao Cunene, a honrarem os ideais do Fundador da Nação, o saudoso Camarada Presidente DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO, promovendo a coesão nacional e o bem-estar de todo o povo.

O Bureau Político do MPLA reitera a firme disposição do Partido, de continuar fiel aos ideais de independência, de paz e de democracia e exorta os seus militantes, simpatizantes e amigos e a todo o povo angolano a participarem, com patriotismo e entusiasmo, nas actividades alusivas à efeméride.

 

HONREMOS OS IDEAIS DE NETO, PROMOVENDO A COESÃO NACIONAL E O BEM-ESTAR DOS ANGOLANOS

HONRA E GLÓRIA AOS HERÓIS NACIONAIS

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

 

Luanda, 16 de Setembro de 2013.

 

O BUREAU POLÍTICO DO MPLA”.

 

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »