
O Executivo angolano espera aplicar nos próximos cinco anos, mais de 900 mil milhões de Kwanzas no Namibe, correspondentes a implementação do Plano de Desenvolvimento da província, que inscreve 788 projectos, soube a RNA.
As infra-estruturas dos caminhos-de-ferro de Moçamedes, o Porto do Namibe, e o aeroporto Yuri Gagarin, constituem os eixos que, deverão potenciar, a riqueza material da província.
De acordo com o governador do Namibe, Rui Falcão, existem grandes desafios ao nível do sector produtivo, que passam por exemplo, pelo relançamento do sector das pescas e das pedras ornamentais.
“As pescas viveram um momento de letargia, nós estamos, neste momento, a tentar impulsionar o sector. Temos trabalhado em projectos concretos no sentido de revitalizar a área das pescas e do sal. Mas, o Namibe, também, tem a área das pedras ornamentais, tem granito, mármore e outras riquezas que é preciso explorar”, salientou.
O Namibe, tem dado, indicadores de ser grande produtor de hortícolas, mas, a posta é transformar o deserto num pólo de atracção de investimentos no domínio agro-pecuário.
“O nosso deserto tem um potencial agrícola imenso, que infelizmente, nunca foi explorado, mas, tudo quanto se deita aqui a terra brota. Estamos a procura de algumas parcerias, já cá estiveram israelitas e outros que pretendem fazer aqui grandes investimentos na agro-pecuária”, afirmou. (rna.ao)