Angola, 11ª classificada do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins´2011, e Brasil, oitava, disputam hoje às 20h00, no Pavilhão Anexo da Cidadela Desportiva, mais uma partida amigável antes do arranque, a 20 do corrente, da 41ª edição do Mundial, a decorrer nas cidades de Luanda e Namibe.
Primeira das 15 selecções a chegar ao país, exceptuando Angola, anfitriã, o combinado brasileiro volta a testar esta noite as capacidades defensivas e ofensivas da selecção comandada por Orlando Graça, técnico nacional contratado em 2011 pela direcção da Federação de Patinagem (FAP), presidida por Carlos Alberto Jaime Pinto “Calabeto”, para substituir no cargo o espanhol Miquel Umbert Riera.
Hoje, no penúltimo ensaio para a competição, antes da partida de estreia frente à selecção da África do Sul, dia 20, no Pavilhão Multiusos de Luanda, construído de raiz para o efeito, Graça volta a ensaiar diferentes variantes tácticas e procura dar volume de jogo aos atletas menos utilizados.
Depois de ter ganho ao Brasil, por 2-1, no Torneio Internacional José Eduardo dos Santos, evento disputado em Malange, não é crível que volte a acontecer o mesmo.
Galvanizada pelos sucessivos triunfos, sendo o mais recente conseguido no passado sábado, ante o 1º de Agosto, por 3-0, a Selecção Nacional tenta não perder o embalo, de modo a, conforme salienta o seleccionador, “chegarmos bem ao mundial e correspondermos às expectativas e àquilo que são os nossos objectivos na competição”.
Prevê-se um encontro renhido e com probabilidade de triunfo repartido em 50 por cento para cada lado.
O “cinco” nacional vai ter muitas dificuldades, pois Miguel Belbruno, técnico de nacionalidade argentina, já pode contar com os préstimos de Cláudio Filho “Kaká” e Alan Karan, jogadores que não estiveram presentes no troféu Zé Du, e que marcam a diferença no jogo do Brasil.
Com o seleccionador nacional trabalham 11 jogadores, designadamente Tiago Sousa, Pedalé e Mitó (guarda-redes), Big, Kirro, André Centeno e Mamikua (defesas médios), João Vieira “Johe”, João Pinto, Martin Payero e Márcio Fernandes (avançados).
Por sua vez, Miguel Belbruno tem à disposição os guarda-redes Aurélio Rieger, João Silva e Marcelo Tová, e os jogadores de campo, Alan Karan, Cláudio Filho “Kaká”, Erivaldo Brasilino, André Raposo, Diego Dias, Leandro Justo, Jurandir Silva “Didi”, Bruno Mato e Alan Fernandes.
Angola está no Grupo C do Campeonato do Mundo, ao lado de Portugal, Chile e África do Sul. O Brasil pertence à série A, ao lado das congéneres da Espanha, Áustria, Brasil e Suíça.
No Grupo B estão emparceiradas Argentina, vice-campeã, Inglaterra, França e Alemanha, e no D alistam-se Moçambique, Itália, Colômbia e Estados Unidos. (jornaldeangola.com)
Por Anaximandro Magalhães