
Menongue – O Vice-presidente da República, Manuel Vicente, preside, nesta quinta-feira, a abertura do primeiro Fórum de Desenvolvimento Económico do Kuando Kubango, com a duração de dois dias e que visa, essencialmente, fomentar a agricultura empresarial, o turismo e a pecuária, tendo em conta as potencialidades que a região oferece.
Consta da agenda do fórum, a que a Angop teve hoje acesso, uma apresentação da caracterização dos serviços do Kuando Kubango, tendo como orador o governador da província, Higino Carneiro.
No seu primeiro dia, serão apresentados e discutidos seis painéis que vão tratar sobre o Kuando Kubango no contexto turístico nacional, o turismo como factor de desenvolvimento, o projecto KAZA, a caracterização da agricultura e pecuária da província, a pecuária e bovinicultura, a produção de cereais e a indústria de exploração florestal, tendo, para o efeito, oradores ligados aos sectores mencionados.
O segundo dia estará reservado à apresentação, discussão e contribuições dos participantes, dos painéis sobre a caracterização dos sectores extractivo na província, a geologia e minas, bem como a dos sectores sociais, a formação profissional e a criação de empregos.
Estão assim convidados no sector da banca, o presidente do Conselho da Administração do Banco de Poupança e Crédito (BPC), do Banco Internacional de Crédito, do Banco Africano de Investimentos (BAI), do Banco Keve, do Millennium, do Banco de Negócios Internacional (BNI) e do Banco Atlântico, Carlos José da Silva.
Estão ainda convidados, o presidente do Conselho da Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), do Banco de Comércio e Indústria (BCI), do Banco Sol, do Banco Comercial Angolano (BCA), do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), da Associação Angolana de Bancos (ABANC), do Banco Regional do Huambo e do Banco Espírito Santo. (portalangop.co.ao)