
A governadora da província de Cabinda, Aldina Matilde da Lomba, considerou hoje, terça-feira, essencial que as crianças conheçam a história de Angola e dos líderes do país, como forma de melhor seguirem os ideais dos heróis nacionais.
A exortação foi expressa durante o concurso de literatura infantil, que teve lugar no recinto da biblioteca municipal, enquadrado nas comemorações do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.
Segundo Aldina Matilde da Lomba, as crianças devem seguir o exemplo de Agostinho Neto, para serem bons estudantes, obedientes aos seus pais e aplicarem tudo que de bom aprendem.
Para tal, sublinhou que os professores devem dedicar também os seus ensinos as crianças, transmitindo informações que possam ajudar a edificar o futuro do país.
Por seu turno, o director do Instituto Nacional da Criança (INAC), Victor Serafim, considerou a actividade de relevância importância, pois desperta nas crianças a necessidade de conhecerem o país, bem como cultivarem o gosto pela leitura.
Indicou que a literatura infantil liberta a criança e faz procurar os seus próprios caminhos, com autonomia, sem perverte-la ou fazer com que perca as suas características infantis.
“As crianças merecem conhecer as obras contemporâneas. Merecem viajar sem sair de casa e tornar-se livres para se conhecerem a si próprias e o mundo que as rodeia”, disse.
Precisou que o INAC aproveita a ocasião para chamar a atenção dos país e encarregados de educação sobre a necessidade de incentivarem nas crianças e adolescentes o espírito de leitura, como forma de ocupar os seus tempos livres.
Pediu de igual modo aos empresários no sentido de apoiarem os escritores, manifestando, por isto,
a sua solidariedade para com os escritores que mesmo em condições difíceis ainda lutam para a sua existência no mundo da literatura infantil. (portalangop.com)