
A encenadora do grupo teatral Amor & Arte, Mariza Júlio, apontou hoje, em Luanda, às artes cénicas como factor determinante no processo de ensino dos valores cívicos e morais a sociedade.
Falando à Angop a propósito do teatro como veículo educativo, Mariza Júlio reconheceu que o teatro tem o papel de mudar e formar a consciência da sociedade, dai a necessidade de encenação de peças que educam as pessoas.
Segundo a encenadora, as obras exibidas normalmente pelo grupo representam a vivência dos angolanos e um pouco da história de Angola, acreditando que têm a sua repercussão na vida quotidiana.
Quanto a aderência do público as salas de teatro, a responsável afirma se satisfatória, no seu ponto de vista peca apenas pela escassez de recintos para a apresentação dos seus trabalhos, apelando a necessidade de abertura de mais salas de para que os grupos possam levar as suas peças em várias regiões do país.
A entrevistada garante que as peças exibidas têm qualidade, exemplificando os vários convites que os grupos recebem para actuar fora de Angola e alguns prémios arrebatados no exterior, reforçando que a formação dos actores é sempre importante para actualizar e aumentar os seus conhecimentos.
“ A formação é primordial para o crescimento de um artista, por este motivo é preciso a abertura de cursos para actores e encenadores”, finalizou.
O grupo Amor & Arte foi fundado a 2 de Agosto de 2007. Conta com 20 integrantes com idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos.
Conta no seu repertório com as peças “Entre a justiça e o coração”, “O preço da fama” , “Reunião familiar”,”Bela e o Monstro”, “Escrava da Cama”, “Duas Horas”, “ Quem é que não Chora”, “Suave Pecado” e “Cenas Marcantes2. (portalangop.co.ao)