
O segundo comandante-geral da Policia Nacional, comissário chefe Paulo de Almeida, disse hoje, em Luanda, esperar nos próximos tempos uma comunicação e imagem da policia mais actuante e participativa, elevando o prestigio da corporação e postura na sua relação com o público.
O oficial comissário, que falava na abertura do Conselho Consultivo Alargado e Primeira reunião Metodológica dos órgãos de comunicação e imagem da Policia Nacional, salientou que o gabinete de comunicação precisa de se reestruturar e adequar o seu funcionamento a dinâmica dos acontecimentos do pais no domínio policial.
Com efeito, considerou necessário estabelecer parcerias com os distintos órgãos de comunicação social no pais e internamente com os órgãos da Moral e Cívica ou Educação Patriótica da policia e com os demais órgãos operativos.
Fez saber que, dada a importância do órgão na promoção da imagem Institucional da Policia Nacional, no plano interno e externo, a corporação vai potenciar o Gabinete de Comunicação e Imagem com quadros tecnicamente bem preparados e conhecedores da policia e da ciência policial.
Para além disso, adiantou que prevêem apetrechar o órgão com meios técnicos modernos e necessários para um bom desempenho das missões a si acometidas.
Recordou que Gabinete de Comunicação da PN já teve quadros valiosos profissionalmente e competentes que, por razões objectivas do órgão no passado, emigraram para outras estruturas da corporação e não só.
“E preciso restaurar a disciplina, a harmonia, a vontade e o estimulo de trabalho positivo”, disse o comissário chefe Paulo de Almeida, que ver uma comunicação e imagem da policia mais actuante e participativa.
Mais adiante, disse que o lema do evento “Por uma policia mais próxima do cidadão, comuniquemos com eficácia”, “remete-nos para uma reflexão sobre a acção policial, estabelecendo uma conjugação entre o policiamento de proximidade e a adequada comunicado com o público que, aliado a um esforço policial inter-orgânico, permita a criação e manutenção do sentimento de segurança das populações.
Participam no encontro, que decorre no Instituto de Ciências Policiais e Criminais, a Sul de Luanda, membros do conselho consultivo da PN, representantes do Gabinete de Comunicação e Imagem dos órgãos de subordinação central e de departamentos provinciais de comunicado e imagem da corporação.
Durante dois dias, os participantes vão traçar as linhas mestras que irão orientar o funcionamento desta especialidade da Policia Nacional.
Desde a sua criação, chefiaram o gabinete de comunicação quatro responsáveis, nomeadamente Pedro João Tito, Francisco Pestana, Carmo Neto e Aristófanes dos Santos, este ultimo actual director. (portalangop.co.ao)