
O Serviço de Migração e Estrangeiros no município de Belize, cerca de 220 kms a norte da cidade de Cabinda expulsou durante o primeiro semestre do ano em curso, cento e seis cidadãos estrangeiros que se encontravam naquela circunscrição em situação migratória irregular.
Falando a imprensa, hoje (segunda-feira) na vila de Belize, Silva Veneno, responsável local do SME, afirmou que os ilegais são cidadãos idos das vizinhas República Democrática do Congo e Congo Brazaville que violam as fronteiras para atingirem as sedes municipais da província.
Aquele responsável indicou que do número expulso, 72 são da oriundos da República Democrática do Congo enquanto que os outros 34 vieram do Congo Brazaville.
Silva Veneno, que fazia o balanço semestral das acções de micro operações no combate a imigração ilegal ao nível do município de Belize disse também que no período em causa foram encaminhados para o ministério público, alguns cidadãos nacionais que insistiam em dar guarida aos estrangeiros ilegais o que incorrem numa pena que vai entre 1 a 2 anos de cadeia de acordo com a Lei.
Referiu ainda que a detenção dos referidos cidadãos estrangeiros ilegais contou com o trabalho conjunto entre os órgãos de defesa e segurança nacional, nomeadamente a Policia de Ordem Pública, Policia de Fronteira e a colaboração da população e autoridades tradicionais na denuncia destas práticas.
Os referidos cidadãos foram expulsos pelas fronteiras de Miconje com as regiões dos dois Congos nomeadamente, Niari (Congo Brazaville) e Baixo-Congo (RDC). (portalangop.co.ao)