Sábado, Junho 10, 2023
18.4 C
Lisboa
More

    Rússia pede à Síria para entregar arsenal químico para evitar ataque dos EUA

    Serguei Lavrov recebeu o congénero sírio em Moscovo AFP/Yuri Kadobnov
    Serguei Lavrov recebeu o congénero sírio em Moscovo AFP/Yuri Kadobnov

    Iniciativa de Lavrov foi bem acolhida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros sírio. ONU avança com proposta semelhante

    O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, propôs à Síria que entregue o seu arsenal de armas químicas a uma entidade de supervisão internacional que se encarregará da sua destruição, de forma a evitar um eventual ataque militar dos Estados Unidos.

    “Fizemos chegar uma proposta ao ministro [dos Negócios Estrangeiros] Walid al-Moualem e esperamos uma resposta positiva muito em breve”, indicou Lavrov, no fim de um encontro com o governante sírio em Moscovo.

    Segundo a agência de notícias russa RT.com e a Associated Press, a proposta de Lavrov previa a “transferência do controlo” do arsenal químico do Exército sírio para as mãos de monitores internacionais e a sua “subsequente destruição”. A Rússia apelou ainda que a Síria ratificasse a convenção internacional que proíbe a produção, armazenamento e uso de armas químicas.

    “Não sabemos se a Síria vai concordar, mas estamos preparados para começar a trabalhar imediatamente com Damasco para o estabelecimento de uma supervisão internacional que permita evitar um ataque ao país”, disse.

    Em declarações à Reuters, o ministro sírio agradeceu o empenho de Moscovo na negociação de uma solução para a crise, sem, contudo, indicar qual seria a resposta de Damasco à proposta enunciada por Lavrov. “Em nome da República Árabe da Síria, agradeço a iniciativa da Rússia e manifesto a minha confiança na capacidade dos líderes russos para prevenir a agressão americana contra o nosso povo”, disse o governante.

    Numa conferência de imprensa em Londres, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, já tinha especulado que a intervenção contra o regime de Damasco que está a ser planeada pelos Estados Unidos poderia ser travada se o Presidente Bashar al-Assad “disponibilizasse as suas armas químicas à comunidade internacional já esta semana”. Mas Kerry acrescentou que “não há nenhuma indicação de que [Assad] aceite fazer isso” – e mais tarde a porta-voz do Departamento de Estado precisava que a sugestão avançada em resposta aos jornalistas era um “argumento retórico” e não uma proposta oficial e muito menos um ultimato dirigido ao Presidente sírio.

    Em Nova Iorque, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse que tencionava pedir ao Conselho de Segurança para discutir uma proposta semelhante àquela que foi apresentada pelo ministro russo. Moscovo tem bloqueado todas as resoluções sobre a Síria discutidas pelo Conselho de Segurança, mas presumivelmente votaria a favor da sua própria proposta. (publico.pt)

    Por Rita Siza

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Quatro crianças colombianas que sobreviveram a acidente de avião são resgatadas

    Quatro crianças indígenas foram resgatadas com vida nesta sexta-feira nas selvas do sudeste da Colômbia, 39 dias depois que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema