
Mil e trinta crianças menores de cinco anos foram até ao momento vacinadas contra o sarampo, no município de Marimba, no âmbito das rotinas do programa alargado de vacinação (PAV).
A chefe de repartição municipal de saúde de Marimba, Aristides Santarém, disse que foram também imunizadas 451 crianças contra a poliomielite, 124 contra febre amarela e 81 contra BCG.
Explicou que foram ainda vacinadas contra o tétano 322 mulheres em idade fértil e 178 grávidas.
Por outro lado, a responsável informou que a malária continua a ser a patologia mais frequente no município, pelo que, as autoridades sanitárias registaram de Janeiro a Agosto último, mil e oitenta casos, referindo que com vista a se travar a progressão da doença, foram distribuídos 200 mosquiteiros impregnados com insecticida de longa duração.
Depois da malária, disse, segue-se as doenças diarreicas e respiratórias agudas com um registo de 160 e 574 casos respectivamente, nos últimos 8 meses.
Fez saber que o hospital municipal registou no período em referência 5 mil 752 consultas nas áreas de medicina, pediatria, pré natal e cirurgia.
Com uma extensão de 5 mil 940 quilómetros quadrados, o município de Marimba, conta com uma população estimada em 30 mil e 86 habitantes, distribuídos em duas comunas (Dala samba e Mangando). (portalangop.co.ao)