
Londres, 09 Set – O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, esteve reunido, este domingo à noite, com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, em Londres, para lhe pedir para “intensificar” as negociações directas com Israel, retomadas este verão. Nesse sentido, o Secretário de Estado americano também se vai reunir com o PM de Israel.
John Kerry , primeiro, tentou obter garantiras de que israelitas e palestinianos estão determinados a continuar as referidas negociações directas, retomadas em Julho, após três anos em suspenso.
A reunião efectuou-se num hotel da capital britânica durante três horas – duas das quais à porta fechada -, naquele que figurou como o primeiro encontro desde que foram retomadas as negociações directas entre Israel e a Palestina.
“Eles discutiram como intensificar as negociações em curso e como assegurar que são bem-sucedidas”, indicou o Departamento de Estado norte-americano num comunicado.
Kerry e Abbas reuniram-se às 18h30 GMT. Brincaram perante os jornalistas antes do longo encontro à porta fechada, após o qual não estava prevista nenhuma declaração.
O chefe da diplomacia americana chegou a Londres após uma escala em Paris neste fim de semana, monopolizada pela crise síria e o plano de acção militar de americanos e franceses.
“Palestinianos e israelitas continuam determinados a dar prosseguimento às negociações”, afirmou Kerry em Paris, onde anunciou que irá se reunir em breve com o premier de Israel, Benjamin Netanyahu.
Da agenda do presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) constam, além disso, encontros em Londres com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, o titular das Relações Exteriores, William Hague e o chefe da oposição, Ed Miliband, segundo um comunicado do consulado britânico em Jerusalém.
Além disso, pronunciará um discurso no Parlamento, antes de se reunir com a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e o arcebispo de Westminster, Vincent Nichols.
Abbas viaja acompanhado por seu porta-voz, Nabil Abu Rudeina; seu assessor diplomático, Mehdi al Khaldi; o chefe negociador palestino, Saeb Erekat; e o membro do Comitê Central do Fatah, Mohammed Shtayeh.
A delegação palestiniana permanecerá em Londres até quarta-feira, quando deve ir para Paris.
(afp.com/noticias.terra.com.br/expresso.sapo.pt/LUSA/Portal de Angola)