Em entrevista ao Jornal de Angola o porta-voz da Polícia Nacional, subcomissário Aristófanes dos Santos, fala das vantagens dos parques de estacionamento e das desvantagens dos parquímetros nas ruas.
Jornal de Angola (JA) – Os parques de estacionamento privados resolvem os problemas da cidade de Luanda?
Aristófanes dos Santos (AS) – Os parques de estacionamento privados são sempre bem-vindos. Até onde tenho conhecimento, há projectos do Governo Provincial de Luanda para criação de parques de estacionamento subterrâneos. É preciso saber que estamos num país em desenvolvimento e as coisas são feitas por etapas. Hoje, no país, já existem edifícios com estacionamento privativo subterrâneo.
JA – Quais são as vantagens dos parques privados?
AS – As vantagens da criação dos parques de estacionamento privados são visíveis, porque os proprietários vão, através do pagamento de impostos, fazer com que o Estado arrecade mais receitas. E vão melhorar muito o tráfego automóvel, porque as viaturas ficam devidamente estacionadas. Outra vantagem é a diminuição de roubos, pois as viaturas ficam mais controladas.
JA – A colocação de parquímetros nas ruas resolve o problema?
AS – Se o Governo Provincial de Luanda instalar os parquímetros nas ruas sem ter uma rede viária boa, o que pode acontecer é a ocorrência de uma inflação no serviço de táxi. As pessoas não vão poder estacionar em qualquer sítio, o estacionamento nos parquímetros é pago e com o tempo limitado, por isso as pessoas vão andar mais de táxi. Ou estacionam as viaturas nos passeios, em locais impróprios.
JA – Qual é o problema de andar mais de transportes públicos?
AS – Os autocarros de transportes públicos não trabalham em condições. Os taxistas vão reparar que a procura é maior do que a oferta e logo vão inflacionar os preços e aí o Estado fica com um problema social grave para resolver.
JA – Qual é solução para o problema?
AS – A instalação de parquímetros deve ser feita na mesma proporção da melhoria do sistema da rede viária das cidades. À medida que o Estado estiver a melhorar o sistema de transportes públicos, podemos então instalar parquímetros. (jornaldeangola.com)
Por Walter António