
Os jovens da província de Benguela defenderam sábado, nesta localidade, a necessidade de se implementar programas de formação profissional ajustados as necessidades do mercado de trabalho.
A preocupação foi manifestada durante o fórum provincial de auscultação da juventude, cujo acto foi orientado pelo governador provincial de Benguela, Isaac Francisco Maria dos Anjos e presenciado pelo grupo de acompanhamento chefiado pelo Ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.
No encontro os jovens consideraram importante a implementação de um programa de estágio profissional para os jovens nas empresas públicas e privadas.
Segundo os jovens é importante também que se crie programas que estimulem o empreendedorismo juvenil e o fomento do auto-emprego com a criação de incubadoras de negócios.
Defenderam por outro lado, o acesso nos programas de auto-construção dirigida com a distribuição de lotes de terrenos infra-estruturados em áreas definidas pelas administrações e com projectos de baixa e média renda.
Defenderam também a revisão com urgência do valor das propinas nos institutos superiores privados, maior rigor e transparência no processo de candidaturas e selecção das bolsas de estudo e os respectivos subsídios.
Na ocasião, o governador da província de Benguela, Isaac dos Anjos, afirmou que o encontro visa estabelecer laços que fortaleçam a emergente democracia, confiança e vontade mútua de construir uma Angola próspera e desenvolvida.
Isaac dos Anjos disse ainda que a iniciativa do Presidente da República de estabelecer mecanismos que regem estes encontros abertos com a juventude, são ocasiões especiais nas quais os jovens podem expor os seus sentimentos e receber informações necessárias sobre o trabalho que o executivo tem estado a fazer.
O governador assegurou constituir um direito dos jovens exigirem que a sua inclusão no processo de reconstrução de Angola seja maior.
O encontro provincial de auscultação da juventude contou também com a participação do ministro da Justiça, Rui Mangueira, dos secretários de estado da Hotelaria e Turismo e do Planeamento , Paulino Baptista e Mário Pires respectivamente. (portalangop.co.ao)