
Luanda – Uma delegação do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, chefiada pelo titular da pasta, Afonso Pedro Canga, partiu hoje, domingo, para cidade do Belo Horizonte, no Brasil, onde vai participar, de 9 a 13 do corrente mês, na 111ª Sessão da Organização Internacional do Café (OIC).
Em breves declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o governante explicou que Angola, como membro da Organização dos Países Produtores do Café, vai, dentre outras, participar nos debates e análise de questões que têm a ver com a produção e a comercialização do café no mundo.
De igual modo, disse, assuntos relacionadas com a promoção de produção dos pequenos agricultores, tendências de mercado, melhoria de qualidade, tecnologias relevantes para o sector do café constam igualmente dos assuntos a debater.
O ministro Afonso Pedro Canga fez saber que no mesmo período será comemorado o quinquagésimo aniversário da OIC e a Semana Internacional do Café.
Segundo o titular da pasta da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, o Brasil foi escolhido para realizar a comemoração, por ser o maior produtor e exportador mundial e o segundo maior consumidor.
Os encontros da OIC são tradicionalmente realizados duas vezes por ano em Londres, sede da organização.
A OIC foi criada em Londres em 1963 como um braço da Organização das Nações Unidas (ONU), com objectivo de fortalecer o sector cafeeiro global e promover sua expansão sustentável num ambiente baseado no mercado para o aperfeiçoamento de todos os participantes do sector cafeeiro.
Os países mais proeminentes em termos de exportação e importação de café são Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Suíça, Uganda, União Europeia e o Vietname. (Angop)