
A nova unidade industrial local estima moer uma tonelada por hora deste cereal quantidade que aumentará com a entrada em funcionamento de outras máquinas.
A sociedade comercial Maraf, empresa de capital angolano, está a investir no sector industrial, na província do Cunene, onde inaugurou a primeira moagem de farinha de milho, localizada no bairro Naipalala, na cidade de Ondjiva.
Criada à luz da diversificação da economia e de apoio ao programa do Executivo angolano do relançamento da indústria moageira, e do combate à fome e à pobreza, a unidade fabril foi inaugurada pelo governador da província, António Didalelwa.
Numa primeira fase, a unidade industrial tem a capacidade para produzir uma tonelada por hora, que pode vir aumentar a capacidade de produção prevista para o próximo mês de Novembro.
Apetrechada com equipamento de última geração, numa primeira fase, a fabrica vai empregar 18 trabalhadores (nacionais) que vão garantir o seu funcionamento.
Segundo a directora-geral da empresa, Marisa Narciso, disse que o número pode aumentar na medida em que outras máquinas entraram em funcionamento, “os mesmos já receberam formação no ramo industrial e estão aptos para o ciclo produtivo”, acrescentou, depois de ter sublinhado que, facto da província importar a fuba, motivou a empresa a investir neste segmento.
Matéria-prima
Quanto ao asseguramento da logística da matéria-prima, Marisa Narciso salientou que não há problemas, visto que a fazenda “Mutu ya Ngandu” vai ser o principal fornecedor do milho.
Numa primeira fase, a unidade industrial tem como mercado principal a província do Cunene, depois de consolidado, a produção também irá abastecer outras regiões do país, em função da procura do produto.
O objectivo da fábrica é de ganhar a confiança do mercado, apostando num produto de qualidade e que chegue às grandes superfícies comerciais com a referência “Made in Angola” e fazer com que os nacionais tenham mais confiança e acreditem naquilo que é local.
Em relação aos preços, a responsável disse que vão fazer a venda dos seus produtos a grosso e a retalho, sendo que o saco de 50 quilos vai custar 3.525 kwanzas e de 25.660 kwanzas preços, estes considerados bastantes razoáveis no mercado.
“Não posso afirmar que se acaba com a importação, mas pensamos que haverá uma redução significativa neste sentido e para isso, queremos poder contar com medidas de proteccionismo por parte das pessoas de direito”, apela.
Além disso, a sociedade comercial Maraf Lda, prevê nos próximos tempos o alargamento dos serviços com o projecto de produção da ração animal tendo como prioridade absoluta a província do Cunene. Sem avançar o valor da construção da unidade fabril, a gerente disse que este projecto é fruto de um empréstimo do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).
O governador do Cunene António Didalelwa considerou a iniciativa privada de grande importância tendo em conta a situação da seca que a província vive, “assim as nossas populações já têm mais um local onde podem adquirir este produto essencial e a preço baixo”, salientou.
António Didalelwa sublinhou que, iniciativas do género devem alargar-se para outros municípios e comunas de forma a levar para próximo da população o produto. Salientou que com a inauguração desta unidade fabril na cidade de Ondjiva o Governo pode passar a comprar o produto para fornecer à população da província que necessita de alimentos por causa da seca que assola a região neste momento. (Jornal de Economia & Finanças)
Bom dia Carissimos,
Gostava de saber do vosso lado se vendem moagem de fazer fuba de milho acupulado com secador? e se vendem poderiam por favor mandarem pelo address a factura proforma ou os precos da mesma.
Carissimos Potenticiais Agricultores/Produtores de Milho e Industriais de Moagem de Milho e outros Cereais/Graos…
Poderei fornecer elementos tecnicos mais completos para o fornecimento de uma das mundialmente conceituadas marcas, a AGREX, da Italia, ja com algumas Unidades Moageiras montadas em varias partes de Angola… Cordiais Saudacoes / Manuel de Sousa – Email: starwalker@netcabo.co.ao / Cell: +244 923602709
Carissimo Sr Edson De Sousa, por favor envie seu email e/ou telemovel e eu contactarei consigo sobre Moageiras/Moagens de Milho, a partir da AGREX, da Italia, entra as melhores e mais conceituada em termos de Moagens para Milho…
Mui Grato e ao dispor para Assistir…
Cordiais Saudacoes / Manuel de Sousa
Prezado Sr Edson de Sousa,
Continuo ao aguardar pelo seu contacto e fico ao dispor para lhe propor o material moageiro da AGREX da Italia. Eles poderao muito bem proceder conforme voce ali pretende.
Cordiais Saudacoes / Manuel de Sousa pela Agrex: 923602709 / Email: starwalker@netcabo.co.ao
Boa iniciativa em angola ,vendo o tempo que o mundo esta traversar e muito mais o nosso pais. quero saber se quando este empresa poderia chegar em Luanda que o centro do pais,porque quero ser um membro uo fornessadore dos produtos mais vivo na provincia do zaire,ja e muito distance com ondjiva.se ja chegou peco a vossa collaboracao de me inviar o endereco,e sera facil para mim e aos muito demais que podem aderir neste grande projeto.
obrigado
Eduardo Nzenza ,924860093/914221328