
O ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, garantiu que o país pode atingir a meta de produção diária de dois milhões de barris de petróleo com a licitação dos blocos em “onshore” nas bacias do Kwanza e do Zaire. “Estamos a concluir aspectos técnicos para ainda este ano começarem as licitações ”, assegurou.
A produção petrolífera em Angola cresceu a uma taxa de 4,5 por cento em 2012, possibilitando um acréscimo de 75 mil barris por dia, para um total de 1,750 milhões de barris por dia. “Com estas concessões, o desafio é atingirmos um nível de produção sustentável durante um período longo”, assinalou.
A Assembleia Nacional aprovou, em Julho deste ano, a proposta de lei que autoriza o Presidente da República a legislar sobre as bases de concessão de exploração de blocos petrolíferos nas zonas terrestres das bacias do Kwanza e do Baixo Congo.
José Maria Botelho de Vasconcelos disse que a licitação de novos blocos petrolíferos em terra foi precedida pela divisão de 10 blocos petrolíferos na zona terrestre da Bacia do Baixo Congo, e 23 blocos na Bacia do Kwanza, processos antes submetidos à apreciação do Conselho de Ministros que orientou a elaboração de estratégias para a sua concessão, visando acautelar conflitos sociais e ambientais.
O objectivo destas licitações, afirmou, é de maximizar as reservas para o aumento da produção de petróleo, sem descurar o alcance primário e fundamental, que é promover a inserção do empresariado nacional no sector petrolífero, por meio de concurso público.
O livro sobre “Petróleo e gás natural” apresentado na ocasião divulga conceitos básicos sobre a indústria petrolífera e do gás e vai ajudar os leitores a melhorar o seu entendimento sobre as operações petrolíferas, sublinhou o director-geral da Esso em Angola, Stéphane De Mahieu.
Stéphane De Mahieu disse igualmente que o projecto visa a promoção de conhecimentos tecnológicos, rico do ponto de vista histórico, e que retratam o importante papel que a indústria petrolífera desempenha na satisfação das necessidades energéticas mundiais. (jornaldeangola.com)