
Nove mil e 84 bilhetes de identidade (BI) foram emitidos pelo sector de identificação civil e criminal do Kwanza Norte, de Janeiro a Junho do ano em curso, segundo informação prestada pela responsável da instituição, Esperança Gregório.
Em entrevista à Angop, a responsável esclareceu que o alcance do referido número de BI emitidos resulta do facto da província dispor de um centro de emissão móvel, instalado numa viatura acoplada com equipamentos de última geração, que tem estado a circular por vários municípios e localidades da província, visando garantir que um maior número de cidadãos disponha do principal documento de identificação civil.
Ainda no quadro das atribuições da instituição, referiu, durante o semestre em análise foram igualmente emitidos 6 mil 130 registos criminais, a maioria dos quais solicitados para afeito de acesso aos concursos públicos.
Em decorrência dos documentos emitidos, Esperança Gregório referiu que os serviços de identificação civil e criminal da província, arrecadaram um montante em emolumentos, avaliado em oito milhões, 536 mil e 710 kwanzas.
Destacou o facto de constatar-se actualmente uma elevação da consciência jurídica dos cidadãos em disporem do BI, considerado o principal documento de identificação dos cidadãos nacionais, factor que leva a instituição a atender em média cerca de 80 a 125 pedidos de emissão/dia.
A responsável referiu ainda que tal realidade leva a constatar que grande parte da população da província já dispõe do BI, fruto das várias campanhas de sensibilização desenvolvidas pelo sector em prol da importância da obtenção do BI visando o usufruto de vários direitos consagrados por lei.
Visando inverter o actual quadro de enchentes que se regista a nível do Departamento Provincial de Identificação Civil e Criminal, Esperança Gregório garantiu que a instituição tem em vista para a breve, a abertura de novos postos fixos de emissão do B.I em vários municípios da província. (portalangop.co.ao)