
Em meio ao mal estar diplomático causado pelas denúncias de que o governo americano teria espionado mensagens pessoais da presidente Dilma Rousseff e assessores próximos a ela, o secretário de Estado John Kerry divulgou mensagem parabenizando o Brasil pela sua data nacional, de Proclamação da Independência, celebrada amanhã, 7 de setembro. “Em nome do presidente Obama e do povo dos Estado Unidos, eu desejo os melhores votos a todos os brasileiros enquanto celebram sua data nacional no 7 de Setembro”, disse em nota.
Kerry, que esteve no Brasil em agosto, lembrou que havia visitado o País pela primeira vez há mais de duas décadas, junto com a delegação americana da Rio 92: “a primeira vez que nações se uniram para debater as mudanças climáticas”, apontou. Desta vez, o secretário disse que teve “a oportunidade de encontrar autoridades e estudantes, e discutir e dividir interesses de oportunidades de avanços econônicos, de proteção ambiental, e pesquisa e inovação”.
“Fiquei particularmente impressionado com o progresso feito pelo Brasil em promover intercâmbio educacional e a cooperação da presidente Dilma Rousseff com o programa Ciência sem Fronteiras. Esses são os tipos de conexões que formam a base da parceria duradoura entre os povos brasileiro e americano”, citou. “Quando vocês celebram essa data especial, eu ofereço aos brasileiros meus calorosos votos”, completou. (terra.com.br)