
Luanda – A Direcção Nacional de Acção Cultural (DNAC) está a trabalhar na criação, ainda este ano, de um centro de actor de teatro com o fim de que seja um espaço de catalogação e arquivo de informação relativa aos executantes desta arte.
Esta informação foi prestada à Angop pelo técnico de teatro do Gabinete Técnico da DNAC, Alberto Gama, tendo acrescentado que o projecto está a ser tratado com a parceria de quatro licenciados angolanos formados em teatro em Cuba.
“Vamos assim criar um centro de actor e o objectivo é que seja um banco de dados, um local para pesquisa em termos da história de teatro e as figuras que muito se dedicaram ao desenvolvimento desta arte”, asseverou.
Este centro, apontou, terá computadores, livros, folhetos e outros documentos essenciais onde se possa saber sobre a história angolana do teatro e dos seus actores.
“O centro será histórico, irá trabalhar com dados sobre a vida dos actores, o acervo com peças que são exibidas, entre outros aspectos”, salientou. (portalangop.co.ao)