
Foto DR
Um bilião e 505 milhões de Kwanzas serão investidos, este ano, pelo Governo angolano, na cidade do Sumbe , província do Kwanza Sul, na construção de uma nova estação de captação, tratamento e distribuiçãode água, ampliação da estação de tratamento , reservatórios e estações de elavações , cuja execução vai durar 545 dias.
A informação vem expressa num memorando do governo da província do Kuanza Sul sobre investimentos para o abastecimento de água e saneamento básico na cidade do Sumbe e, para a execução da obra, o governo contratou uma empresa espanhola “ Puentes y Calzadas infraestruturas , SL” e abrange, igualmente, a construção de condutas adutoras , redes de abstecimentos , centros de águas , fontanários e ramais de ligação.
O projecto está dividido em duas empreitadas sendo que a primeira abrange a construção de uma nova captação de água , reabilitação e ampliação da estação de tratamento existentes, reservatórios , estações de elavações e condutas adutoras.
Quanto às zonas de distribuição , o memorando aponta como zonas a beneficiar os bairros da praia, do Bumba, Calundo, kissala I e II, assaca I e II ,Americo Boavida ,Pedra I e II , alto Chingo, Salinas , E 15 , cidade e Pindo.
Na segunda fase, o projecto inclui a execução das redes de abastecimento, centros de água, fontenários e ramais de ligação, tendo sido adjudicada a uma empresa denominada “GHCB Angola” pelo valor de um bilião e 400 milhões de Kwanzas.
A empresa provincial de águas e saneamento,Ep, gestora do projecto, pretende aumentar a quantidade e qualidade da água captada e o crescimento das capacidades nacionais no dominio de abastecimento, contribuindo para o desenvolvimento económico do país. (portalangop.co.ao)