Sexta-feira, Junho 9, 2023
18.3 C
Lisboa
More

    Governadores provinciais apresentam balanço do PIP

    Foto: Francisco Bernardo
    (Foto: Francisco Bernardo)

    A reunião, entre o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e os governadores provinciais, realizada ontem, quinta-feira, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, reco­mendou a harmonização dos programas provinciais aos objectivos e às metas estabeleci­dos no plano nacional de desen­volvimento 2013-2017.

    A informação consta do comu­nicado de imprensa do encontro, o qual adianta ter sido feito o balanço da primeira fase de pre­paração do programa de inves­timentos públicos (PIP) para 2014, dos programas de reabili­tação de vias secundárias e ter­ciárias, bem como do projecto nacional de habitação.

    O referido documento avança que os participantes recomen­daram que o aumento das des­pesas, a inscrever no programa de investimentos públicos (PIP) para 2014, obedeça à projecção do aumento da arrecadação de receitas, ao mesmo tempo que solicitaram aos governos pro­vinciais que sejam promoto­res do aumento das receitas fiscais, a nível local.

    A reunião recomendou igual­mente que, na elaboração do pro­grama de investimentos públicos e do Orçamento Geral do Estado (OGE), seja observada a legisla­ção em vigor sobre a matéria, devendo a contratação respei­tar o disposto na Lei da Con­tratação Pública.

    De acordo com o comunicado de imprensa, no âmbito do pro­grama de reabilitação e manu­tenção de estradas, ao Ministério da Construção caberá garantir a qualidade das vias secundá­rias e terciárias.

    “Deste modo, o citado depar­tamento governamental, através do Instituto Nacional de Estradas (INEA), deverá coordenar as eta­pas referentes ao planeamento, à definição de critérios, à aloca­ção de recursos, ao acompanha­mento e controlo dos resultados do programa”, lê-se na nota.

    Responsáveis de alguns departamentos ministeriais par­ticiparam da reunião do titular do poder executivo com os gover­nadores provinciais.

    Novas habitações

    Quinze mil novas residências deverão ser construídas em 2014, com a participação da empresa Sonangol Imobiliária e Proprie­dades (SONIP), segundo o comu­nicado de imprensa da reunião de hoje, quinta-feira, do Presi­dente da República, José Eduardo dos Santos, com os governado­res provinciais.

    De acordo com a nota, deverão ser construídas, no próximo ano, quatro mil habitações na cidade de Cabinda, igual número na loca­lidade da Graça (Benguela), seis mil no Soyo e mil em Mbanza Congo, estas duas na província do Zaire. A fonte revela ainda que a Sonip informou, aos par­ticipantes, que das 44 mil 722 habitações, iniciadas pelo extinto Gabinete de Reconstrução Nacio­nal, foram concluídas 36 mil e 22, estando em execução as res­tantes oito mil e 700.

    No que se refere ao programa de 70 mil habitações sociais, o documento revela estarem em construção cinco mil no Kilamba Kiaxi, oito mil no Zango, ambas localidades da província de Luanda, mil na Baía Farta (Ben­guela), duas mil no Luhongo (Bié), três mil no Lobito (Benguela), 11 mil no Lubango (Huíla) e duas mil na praia Amélia (Namibe).

    No quadro do programa nacional de urbanismo e habi­tação, a reunião tomou conhe­cimento do ponto de situação do subprograma de construção de 200 casas por município.

    A nota explica que este pro­grama prevê a construção de um total de 26 mil casas, em 130 municípios, das quais foram concluídas quatro mil 846, executadas com base nos pla­nos de urbanização.

    Concertação do OGE

    Por outro lado, os governos provinciais, as administra­ções municipais e as comissões administrativas de cidades foram instados a concertarem com os departamentos ministe­riais, nos próximos dias, a pre­paração do Orçamento Geral do Estado (OGE) e do programa de investimentos públicos (PIP) para o ano 2014.

    A proposta foi apresentada, recentemente, pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, na província de Cabinda, aquando do encerra­mento da terceira e última fase do curso denominado “academia de liderança”, destinado a gover­nadores provinciais. Na ocasião, anunciou ainda como tarefa essen­cial a promoção do diálogo com a juventude em curso, processo de auscultação das preocupações, anseios e interesses desta franja da população, cujo epílogo será a realização do fórum nacional, nos dias 13 e 14 do corrente. (Jornal de Economia & Finanças)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    AN com foco na agenda da paz e da estabilidade

    A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou, esta quinta-feira, em Bruxelas (Bélgica), que o parlamento angolano está a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema