
“Hesperbot” é o nome de um novo vírus informático – malware – que está a preocupar as autoridades europeias. Foi detetado na República Checa e visa obter os dados de “login” necessários para aceder a contas bancárias, usando falsos emails. Permite, também, o controlo total do computador infetado. Já foram detetados diversos casos no nosso país.
“O Hesperbot é um trojan [cavalo de Tróia] avançado que partilha funcionalidades existentes em trojans sofisticados, como a capacidade de registar todas as teclas pressionadas, criação de imagens do ecrã e captura de vídeo e ainda registar todos os endereços visitados, facultar o acesso e controlo total do computador”, referiu, ao JN, Nuno Mendes, diretor-geral da Eset-Portugal, empresa que detetou o vírus.
Este” trojan” tem a possibilidade de incluir páginas de internet “manipuladas para enganar o utilizador” e levá-lo a partilhar os seus dados e credenciais do banco.
Segundo a empresa, “o nível de sofisticação que envolve este trojan levou os operadores a registar domínios de internet para divulgar de forma credível o código malicioso que lhes permite obter dados bancários e instalar o código nos telemóveis e smartphones. Conseguem, eventualmente, ultrapassar os sistemas de segurança e concretizar transacções bancárias ilícitas”.
Apurou-se que foram usados o nome e imagem de vários bancos portugueses (CGD, MillenniumBCP, SantanderTotta, BPI). (jn.pt)