
O serviço do sector telemóvel em Cabo Verde registou um crescimento de 9,6 por cento no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2012, anunciou a Agência Nacional de Comunicações (ANAC).
A subida representa que há mais 457 mil assinantes num país com 505 mil habitantes.Dados referentes ao primeiro semestre deste ano confirmam que todas as áreas das telecomunicações registaram um crescimento, disse o presidente da ANAC.
David Gomes sublinhou que, “apesar da crise financeira”, o sector das telecomunicações continua a crescer em Cabo Verde, principalmente no que se refere ao serviço de telemóveis. Um dos objectivos, referiu, é atingir uma taxa de penetração de 100 por cento.
A ANAC verificou que, com a introdução da banda larga móvel no país, o número de assinantes de acesso à Internet “mais do que quadruplicou” nos últimos três semestres, o que representa mais de 118 mil, com a maioria a utilizar “telefones inteligentes”.
Estes dados, disse, mostram que relativamente às comunicações electrónicas “Cabo Verde é dos países melhor posicionados a nível do continente africano”.
Aeroporto da Praia
A partir de domingo o Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Cidade da Praia, encerra entre 00h00 e 7h00 durante três meses devido a obras do reforço do pavimento da pista.
A empresa cabo-verdiana de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) anunciou que as obras se enquadram no âmbito de um programa a ser executado este ano e no próximo e que consiste na ampliação e modernização da rede aeroportuária do país. A empresa de Aeroportos e Segurança Aérea vai investir cerca de 17 milhões de euros (pouco mais de 2,1 mil milhões de kwanzas) na expansão e modernização da rede aeroportuária nacional. O aeroporto da da cidade da Praia beneficia numa primeira fase de intervenções na pista de 2.100 metros e de melhorias nas condições de operações no aeroporto. O aeroporto cidade da Praia, inaugurado em 23 de Outubro de 2005, recebe voos internacionais procedentes de dez cidades em três continentes, nomeadamente Amesterdão, Lisboa, Munique e Paris, Fortaleza, Boston, Luanda, Dakar, Banjul e Canaria, além dos voos domésticos.
No primeiro semestre do ano em curso, o aeroporto que em 2012 passou a chamar-se Nelson Mandela, foi o segundo mais movimentado de Cabo Verde, com 215.654 passageiros. (jornaldeangola.com)