
Uíge – Noventa especialistas de saúde, provenientes dos 16 municípios da província do Uíge, estão a beneficiar, desde segunda-feira, nesta cidade, de uma formação sobre técnicas toxicologia, numa iniciativa da Faculdade de Medicina da Universidade Lueji- a- Nkonde.
Ao intervir na sessão de abertura do evento, a vice governadora da província para o Sector Social, Maria Fernandes da Silva e Silva, apelou aos formandos no sentido de se empenharem ao máximo, para aumentarem o seu grau de conhecimento sobre a toxicologia.
Segundo a responsável, o curso é uma oportunidade para os técnicos aprimorarem os seus conhecimentos sobre a composição química dos fármacos, riscos de uma inadequada dosagem de medicamentos e as formas tratamento de pacientes intoxicados.
Por seu lado, a responsável do sector da Saúde na província, Luísa Cambuta, disse que a formação vai contribuir para a redução dos casos de intoxicação na região.
Durante a formação, com a duração de três dias, os participantes vão abordar temas como, “O papel dos centros de informação toxicologia em articulação com os serviços de saúde e instituições académicas”, “Introdução à toxicologia, toxicologia e tóxico dinâmica”.
“Princípios básicos de abordagem do paciente intoxicado” e “O uso de antídotos tóxicos e mecanismos agonistas e antagonistas”.
Os técnicos vão participar ainda de uma mesa redonda sobre a intoxicação por medicamentos e conduta na generalidade.
Participam do certame, que conta com o apoio da Direcção Provincial da Saúde do Uíge, profissionais do sector clínico da Polícia Nacional, Forças Armadas Angolanas (FAA), bombeiros, médicos nacionais e estrangeiros, estudantes universitários, entre outras individualidades ligas ao sector.
A toxicologia clínica é uma ciência ligada ao tratamento de pacientes intoxicados, diagnosticando-os e prescrevendo uma terapêutica mais adequada para a sua recuperação. (portalangop.co.ao)