Domingo, Maio 28, 2023
22 C
Lisboa
More

    Resolução dos problemas dos jovens pode tornar o ensino mais motivante

    (Angop)
    (Angop)

    O presidente da Associação Nacional de Estudantes, Pedro António Maloa, afirmou hoje, quinta-feira, em Luanda, que se os problemas colocados pelo jovens estudantes do ensino médio forem resolvidos o ensino passará a ser mais motivantes, competitivo e pensando no futuro de forma optimista.

    Pedro Maloa, que falava durante o encontro entre com estudantes do ensino médio e os ministros da Educação, Pinda Simão, e da Ciência e Tecnologia, Cândida Teixeira, no âmbito do programa Diálogo Juvenil, apontou

    como principais dificuldades a corrupção nas escolas, assédio sexual, absentismo dos docentes, falta de água potável, insuficiência de professores e problemas no acesso universitário.

    Tais dificuldades/problemas, segundo o responsável, propiciam baixo rendimento, desmotivação e abandono escolar.

    Durante o encontro os mais de 90 participantes, que tiveram oportunidade de intervir, reivindicaram ainda a falta de laboratórios e, em alguns casos, inoperância, bem como a escassez de Bibliotecas.

    Entre as necessidades consta ainda um maior investimento na área das novas tecnologias, a falta de postos médicos para primeiros socorros e a presença de, nas instituições escolares, Sociólogos e Psicólogos.

    Os estudantes do ensino médio afloraram ainda questões inerentes a melhoria e actualização dos manuais de ensino, aumento de escolas públicas em alguns bairros da

    periferia, condições estruturais, entre outros.

    Já o ministro Pinda Simão mostrou-se aberto a todas as críticas construtivas, dizendo que o seu pelouro precisa trabalhar com os jovens para juntos trilharem o melhor caminho para o desenvolvimento.

    O encontro contou igualmente com a presença dos Secretário de Estado  do Ministério da Educação Ana Paula Inês e Narciso Damásio dos Santos.

    O projecto, que decorre sob o lema ”Juventude, dialogar para desenvolver”, tem como objectivo fortalecer o diálogo com os jovens e divulgar programas, bem como políticas públicas do Executivo para a juventude a nível de todos os bairros, comunas, municípios e províncias. (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola: 27 de Maio 1977

    A última vez que vi o José Van Duném (Zé) foi na noite de domingo, dia 22 de maio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema