
O município do Andulo, a 130 quilómetros a norte da cidade do Kuito, província do Bié, necessita de nove Postos de Transformação (PT) de energia eléctrica, visando reforçar e melhorar a distribuição às populações residentes nos bairros periféricos, disse hoje o administrador do Andulo, Moisés Américo Capapelo.
Em entrevista à Angop, o administrador sublinhou que se forem instalados novos PT permitirá que 80 porcento da população, nos bairros circunvizinhos da sede municipal, se beneficie da energia eléctrica sem interrupção.
Actualmente, disse a fonte, o sector de energia enfrenta muitas dificuldades já que não chega ao consumidor com a qualidade desejada, daí a necessidade de aquisição de mais Postos de Transformação para satisfazer condignamente o cidadão.
Nesta altura, segundo ele, a municipalidade não possui nenhum Postos de Transformação de energia eléctrica, criando assim imensos constrangimentos no processo de transformação e distribuição da corrente eléctrica para os moradores, sobretudo, os residentes nos bairros periféricos.
A centralidade do Andulo, de acordo com o administrador, possui 2.5 megawatts, uma grande potência, mas que abrange apenas poucos consumidores do centro da cidade, devido à falta de Postos de Transformação.
O município do Andulo, 120 quilómetros a norte do Kuito (Bié), possui uma população estimada em mais de 200 mil habitantes distribuídos em quatro comunas, como Kalussinga, Cassumbe, Chivaulo e sede municipal. (portalangop.co.ao)