
O ministro da Defesa Nacional, Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, encontra- se já na cidade de Kampala, Uganda, onde irá, em representação do Presidente da República , José Eduardo dos Santos, participar hoje, quinta-feira, na sétima Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo dos países membros da Conferencia Internacional da Região dos Grandes Lagos ( CIRGL).
O titular da pasta da Defesa Nacional, que se faz acompanhar do Secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, chegou a capital ugandesa, por volta das 7 horas locais, 5 honras em Angola.
A reunião vai analisar essencialmente questões relacionadas com o conflito prevalecente na região do Kivu Norte , República Democrática do Congo, onde o exercito congolês confronta as forças rebeldes do movimento M23.
O encontro dos líderes da CIRGL que terá lugar no período da tarde de hoje, nesta capital, vai ser antecedido de uma reunião a nível de ministros das Relações Exteriores e da Defesa dos estados membros.
Integram ainda a delegação angolana oficiais generais e superiores do Ministério da Defesa e das Forças Armadas Angolanas.
Fazem parte da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, além de Angola, a República Democrática do Congo, República do Congo Brazzaville, Sudão, República Centro Africana, Ruanda, Burundi, Quénia, Tanzânia, Zâmbia e Uganda. (portalangop.co.ao)