Sábado, Junho 3, 2023
25.2 C
Lisboa
More

    Imigrantes ilegais exercem actividade comercial

    (Fotografia: JA)
    (Fotografia: JA)

    O comandante da Polícia Nacional na Huila, comissário Albino de Abreu “Xaxa”, revelou ao Jornal de Angola que a maioria dos imigrantes que residem na província exerce actividade comercial, não representando por isso qualquer ameaça para a segurança da região.

    O responsável considerou a situação criminal na Huila de “estável” com o registo de cinco a seis casos diários, sendo os roubos, furtos, ofensas corporais os crimes mais frequentes. As ofensas corporais são cometidas também com recurso a um instrumento tradicional denominado “porretinho” usado para direccionar o gado.
    O comandante da Polícia afirmou que o roubo de gado ocorre em muitos casos por se tratar de “questão cultural”, sendo alguns bens passados para nome dos sobrinhos em detrimento dos filhos, e também devido ao lucro fácil. “Os marginais são conhecedores de determinados currais de bois, então planificam e concretizam os roubos, depois de um prévio acordo com os compradores, o gado roubado é abatido e vendido como carne”, disse.
    Para inverter a situação, a Polícia Nacional, disse, trabalha na prevenção do crime, catalogando cidadãos estranhos que frequentam determinados currais. Além disso, a Policia tem-se reunido com os sobas das áreas afectadas, concertando medidas de protecção. Albino de Abreu “Xaxa” frisou que a Polícia Nacional distribuiu telefones móveis aos sobas no sentido de facilitar a comunicação com as autoridades policiais em caso de insegurança.

    Segurança pública

    A Policia Nacional realizou um seminário sobre segurança pública com a sociedade, com a finalidade de uma maior aproximação com a população. Depois do Mundial de Hóquei em Patins, frisou, a corporação vai realizar mais acções de formação de efectivos inseridas no programa geral de formação técnica ou profissional contínua a nível das unidades.
    Em relação à realização do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins na vizinha província do Namibe, referiu que as forças estão prontas a garantir segurança, realizando um trabalho de contenção nos arredores desta província.
    Sobre os meios humanos disse não serem suficientes para cobrir a província, porque há municípios que precisam de mais efectivos por ­terem uma grande extensão territorial com uma série de povoações de 20 a 30 mil habitantes. “Estamos inseridos num programa de potenciação do Comando Geral da Polícia Nacional, e brevemente vamos receber mais meios de trabalho”, disse.
    No âmbito da construção de infra-estruturas para o desenvolvimento da actividade policial, o comissário Albino de Abreu “Xaxá” disse que a província tem sido beneficiada quer através do Ministério do Interior quer do governo provincial. “Alguns municípios têm beneficiado com a construção de postos policiais no âmbito do programa de combate à pobreza”, disse o comissário Albino de Abreu.
    A província da Huila regista u­ma percentagem de 80 por cento de esclarecimento de crimes. Conta com cerca de 900 reclusos entre detidos e condenados., mas a capacidade da unidade penitenciária é somente para cerca de 400 pessoas. A direcção do Ministério do Interior vai construir uma cadeia no município da Matala, com capacidade para mil presos, o que vai permitir melhorar as condições de acomodação.

    Sinistralidade rodoviária

    Os acidentes de viação começam a ser um problema de segurança nacional, devido ao número elevado de vítimas mortais e feridos, sendo pertinente o reforço das medidas preventivas para inverter o quadro. Segundo o comandante provincial da Polícia Nacional e Delegado do Ministério do Interior, há défice na formação dos motoristas.
    O comissário Albino de Abreu “Xaxá” esclareceu que os acidentes ocorrem por imperícia e inconsciência de alguns automobilistas agravado com o facto de muitas pessoas possuírem cartas falsas, outros têm cartas de condução sem passar por uma escola e havendo inúmeras cartas passados sem cumprirem as formalidades do Código de Estrada.
    Disse por outro lado que muitos motoristas, tecnicamente, desconhecem as regras de condução automóvel e instou as escolas de condução a melhorarem as matérias dadas aos alunos sobre esse tema, porque há uma certa deficiência na formação de motoristas.

    Profissionalização

    O comandante provincial da Polícia Nacional defendeu por isso a necessidade da profissionalização dos automobilistas com acções de formação periódicas sobre o Código de Estrada em todas as empresas que empregam camionistas e nas escolas de condução.
    Para Albino de Abreu, a Polícia Nacional deve ser rigorosa na fiscalização e encaminhar os que cometem infracções graves a reexame. “Desta forma vamos diminuir o número de acidentes. Para grandes males grandes remédios”, disse o comandante da Polícia.
    Para inverter a situação, a Policia Nacional leva a efeito acções de fiscalização do trânsito realizando o teste de alcoolemia. Já foram detectados vários automobilistas a conduzirem em estado de embriaguez, mas nos últimos dias os casos baixaram consideravelmente devido à sensibilização e à exigência policial. (jornaldeangola.com)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE: Energia solar bate o carvão pela primeira vez

    A transição da União Europeia para a energia limpa marcou um marco em maio, quando os painéis solares geraram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema