Um total de 8.000 crianças e jovens, dos 10 municípios que compõem a província do Kuanza-Norte, vão no decurso do próximo ano ser envolvidas em vários projectos de índole desportiva, com o objectivo de diminuir os índices de sedentarismo e das práticas nocivas à convivência social.
O facto foi revelado ontem, em Ndalatando, pelo director provincial da Juventude e Desporto, Manuel António Martins, em declarações ao Jornal de Angola. O responsável avançou que o projecto visa criar programas que incentivem a prática do desporto, a abstenção do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, diminuição de acidentes rodoviários e comportamentos anti-sociais.
As modalidades prioritárias são o futebol, andebol, basquetebol, atletismo, desporto adaptado, judo, ginástica, xadrez e futsal. Nos próximos dias, o seu pelouro vai divulgar o programa que visa aumentar o número de praticantes nas diversas modalidades.
O projecto prevê desenvolver condições indispensáveis para o fomento da prática desportiva, eleger as modalidades prioritárias, incentivar o desporto escolar, inserir a jovem mulher no desporto, assim como criar o hábito da prática do exercício físico nas comunidades.
“A criação e a organização de núcleos e associações desportivas, o surgimento de escolas de formação, a criação de base de dados dos atletas, técnicos, monitores, dirigentes existentes na província e a utilização planificada, manutenção e controlo de todas as infra-estruturas desportivas estão incluídas no programa”, disse.
Manuel Martins assegurou que, para o êxito do projecto, estão asseguradas acções de formação para treinadores, árbitros e dirigentes das modalidades eleitas, monitores e fisioterapeutas.
Além do maior controlo e manutenção de todas as infra-estruturas existentes, sublinhou a necessidade de construir mais campos polidesportivos com e sem cobertura, campos de futebol comunitários terraplanados, e a vedação do campo de futebol da Kipata,
recuperação da quadra do bairro social da Juventude e do campo da EKA, no município de Cambambe.
O programa inclui ainda a construção de ginásio e seu apetrechamento, e de uma sede geral para acomodar as Associações desportivas e juvenis, aquisição de materiais e equipamentos desportivos das modalidades desportivas eleitas. (jornaldeangola.com)
André Brandão