
A Fenda da Tundavala, localizada a 15 quilómetros a oeste do Lubango, província da Huíla, consta da lista a ser proposta, pelo Governo Angolano, através do Ministério da Cultura (Mincult), a Património Mundial Cultural, revelou esta quarta-feira a directora provincial da cultura, Maria Marcelina Gomes.
Discursando no encerramento do II Conselho Consultivo do sector, a responsável sublinhou que a valorização deste património cultural nacional no contexto mundial vai, sem sombras de dúvidas, potenciar o desenvolvimento económico e social da província.
Segundo Maria Marcelins Gomes, está em curso a preparação do processo de candidatura junto da Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (Unesco) para que esta “maravilha” natural seja elevada à categoria de Património Mundial.
Avançou que logo que se concretize esta intenção, far-se-á uma melhor exploração turística, cujos rendimentos vão potenciar a província em vários segmentos da vida.
Todavia, sublinhou, a província da Huíla é rica em património histórico-cultural e natural, destacando-se a Fenda da Tundavala, Cascata da Huíla, Barragem das Neves, entre outros, que diariamente recebem centenas de visitas, dadas as suas potencialidades turísticas.
Marisa Marcelina Gomes lamentou o facto de haver uma certa desvalorização do património histórico e cultural e natural da Huila. (portalangop.co.ao)