
Dois mortos e 150 pessoas doentes é o resultado de um surto de Legionela em Warstein, na Alemanha.
É um dos piores surtos da doença no país e os peritos acreditam que a epidemia teve como ponto de partida uma estação de tratamento de água.
As autoridades locais estão a tentar tranquilizar a população, principalmente porque se crê que a doença não pode ser transmitida pela água potável:
“É a doença mais importante que advém apenas de causas ambientais. Não é transmitida de pessoa para pessoa. Portanto, não é necessário isolar os pacientes que sofrem de legionela, no hospital, porque eles não são uma fonte de infeção”, explica o Dr. Martin Exner do Instituto de Higiene.
Os peritos estão a tentar encontrar a fonte precisa do surto mas concluiu-se já que as bactérias de legionela encontradas na estação de tratamento de águas é idêntica às detetadas nos pacientes.
Estes doentes sofrem de infeções pulmonares, febre, vómitos, entre outros sintomas. O risco de morte entre os infetados é diminuto. (pt.euronews.com)