
Luanda – Duas mil e quatrocentas famílias localizadas nos municipios de Maquela do Zombo, Bembe, Songo e Damba vão beneficiar de material de construção de casas no âmbito do projecto Terafund.uk, financiado pela União Europeia.
Esta informação foi prestada hoje, quarta-feira, à Angop pelo director do departamento de Diaconia da Igreja Evangélica Reformada de Angola (IERA), António Maiandi, o qual referiu
que o projecto se estenderá de 2013 a 2015.
Acrescentou que serão distribuídas aos beneficiários cimento, chapas de zinco e janelas assim como contarão com o apoio técnico de um arquitecto.
De acordo com António Maiandi, o projecto contempla ainda o fabrico de 900 filtros de água com tecnologia canadiana, com vista a contribuir que as populações consumam água
potável, bem como beneficiarão de sementes diversas para a prática da agricultura, sendo cada familia benficiaria de quantidades para o cultivo de 12 hectares de terra.
De acordo com António Maiandi, o projecto contempla ainda o fabrico de 900 filtros de água com tecnologia canadiana com vista a contribuir que as populações consumam água potável, bem como beneficiem de sementes diversas para a prática da agricultura, sendo que cada familia benficiaria de quantidades para o cultivo de 12 hectares de terra.
O projecto prevê igualmente a inserção de 2500 crianças no sistema de ensino com a construção de quatro escolas do ensino primário e outras cinco mil serão alfabetizadas, contando, para o efeito, com o apoio do governo provincial do Uíge e das administrações municipais.
António Maiandi referiu, por outro lado, que será ministrado um treinamento de liderança comunitária sobre advocacia social, direitos humanos e cidadania destinado às autoridades tradicionais.
A Igreja Evangélica Reformada de Angola (IERA) está reconhecida pelo Estado Angolano e encontra-se implantada em todo o território nacional, e implementa actualmente vários projectos sociais. (portalangop.co.ao)