Domingo, Maio 28, 2023
22 C
Lisboa
More

    Moçambique: “Constitucional” rejeita recursos de contestação à legalidade da CNE

    (clubofmozambique.com)
    (clubofmozambique.com)

    Os juízes-conselheiros afirmam que a Renamo e a “Oposição de Mãos Dadas” não têm legitimidade para interpor recurso ao CC e muito menos para fiscalizar a legalidade dos actos e decisões de órgãos do Estado. O CC diz ainda que os recursos foram submetidos fora dos prazos estipulados por lei

    O Conselho Constitucional (CC)chumbou dois re­cursos que contestam a legalidade da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e, consequente­mente, das suas decisões. Os mes­mos foram submetidos ao CC, um pela Renamo e outro por vários partidos coligados, conhecidos por “Oposição de Mãos Dadas”, alegan­do que a actual CNE não está devi­da e legalmente constituída.

    É que, dos 13 membros que com­põem o órgão, tomaram posse ape­nas 11, estando em falta dois a serem designados pela Renamo que não concorda com a Lei eleitoral.

    Nos seus argumentos, a Renamo, por exemplo, afirma: “nos termos das disposições legais acima menciona­das, uma vez constituída, a Comissão Nacional de Eleições deve reflectir, escrupulosamente, a referida com­posição sob pena de violar, flagran­temente, as referidas disposições le­gais…”. Ao chumbar os dois recursos, os juízes-conselheiros afirmam que nem a Renamo e nem a “Oposição de Mãos Dadas” têm legitimidade para interpor recurso ao CC, muito menos para fiscalizar a legalidade dos actos e decisões de órgãos do Estado.

    É que, o número 2 do artigo 245 da Constituição determina quem pode solicitar ao Conselho Constitucional a declaração de inconstitucionalidade das leis ou de ilegalidade dos actos normativos dos órgãos do Estado e os partidos não constam da lista. Aliás, o CC acrescenta que os recursos foram submetidos fora dos prazos estipula­dos por lei.

    No seu acórdão, o CC afirma que o prazo para a interposição de um re­curso é de três dias a contar da data do conhecimento da decisão da CNE.

    A decisão da CNE foi publicada no Boletim da República de 17 de Julho. Assim sendo, o último dia para a interposição do recurso da deliberação da CNE era 20 de Julho de 2013, o que não aconteceu.  (opais.sapo.mz)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola: 27 de Maio 1977

    A última vez que vi o José Van Duném (Zé) foi na noite de domingo, dia 22 de maio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema