
(Foto DR)
Menongue – Vinte e dois projectos sociais do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza (PMIDRCP) em Menongue, província do Kuando Kubango, estão em execução e a um ritmo considerável, tanto na parte física quanto na financeira.
Segundo um mapa da execução física e financeira dos projectos a que a Angop teve acesso hoje, quarta-feira, consta do programa a construção de duas casas, uma para professores e outra para enfermeiros na comuna do Jamba Kueio e na aldeia do Kuatiri. Do ponto de vista físico, as residências estão executadas na ordem dos 50 porcento.
Constam igualmente do PMIDRCP a construção de um posto policial na comuna do Jamba Kueio, cujas obras estão executadas a 30 porcento.
A par da parte financeira, está bem avançada a execução física de uma quadra polidesportiva na sede de Menongue, a construção de um posto de saúde, a construção de oito casas evolutivas, a instalação de seis unidades moageiras nas três sedes comunais, a construção de cinco armazéns comunitários, bem como de cinco mercados rurais na sede de Menongue e na comuna do Jamba Kueio.
O documento ilustra que, na implementação deste programa, consta também a construção do edifício da administração comunal do Caiundo, com 60 porcento de execução física, a manutenção de duas casas para administração comunal do Jamba Kueio, com 31 porcento de cumprimento material, de dois postos de saúde nas localidades de Kuatir e Sakaheta e a conclusão de anexos da pediatria de Menongue.
Dos projectos, estão ainda em curso os processos de terraplanagem dos bairros periféricos da cidade de Menongue, com uma percentagem de 30 de execução física, a construção de duas cozinhas comunitárias em duas zonas (Kanhonho/Bundo), em Menongue, com 70 porcento, e a manutenção de dois postos de saúde nos bairros Sakampoko e Kamanjolo, em Menongue, com 25 e 50 porcento de execução física, respectivamente.
O PMIDRCP contempla igualmente a construção de 25 casas evolutivas na comuna do Cuelei, com 90 porcento de cumprimento físico, a construção de oito latrinas comunitárias, mercados do Pandera, Tchivonde, Castilho e barragem de Kambumbe, com 40 porcento, aquisição de medicamentos e merenda escolar, bem como a conclusão de casas para professores na Jamba Kueio e Caiundo.
Os projectos do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza de Menongue estão avaliados em 187 milhões, 816 mil e 448 kwanzas faltando pagar 146 milhões, 969 mil e 496 kwanzas. (portalangop.co.ao)