
O Conselho Nacional da CGTP aprova hoje a proposta reivindicativa e de ação para o próximo ano sindical que deverá incluir aumentos salariais de 3% e uma iniciativa de luta para o início de outubro, disse à Lusa fonte sindical.
A política de rendimentos para o próximo ano e as ações de luta que a vão apoiar vão ser discutidas e aprovadas na primeira reunião do Conselho Nacional da Intersindical após o período de férias.
Nos últimos anos a Inter tem defendido aumentos salariais que permitam a recuperação do poder de compra e que tenham em conta a situação de cada setor e empresa e este ano a orientação será a mesma e o referencial para os aumentos salariais deverá ser de 3%.
A redução das condições de trabalho na administração pública e os cortes nas respetivas pensões também vão marcar o reinício da atividade sindical da CGTP.
Tendo em conta o agravamento das condições de vida e de trabalho dos portugueses, o Conselho Nacional deverá decidir uma ação de protesto nacional para marcar o regresso à atividade sindical.
A dúvida é se essa ação nacional se realizará no dia do aniversário da Inter (1 de outubro) ou no dia 5 de outubro, data da proclamação da república e que este ano não será assinalada com feriado. (dn.pt)
por Lina Santos