Domingo, Maio 28, 2023
22 C
Lisboa
More

    Brasil recua quatro anos no ranking mundial de competitividade

    Porto de Santos (delubio.com.br)
    Porto de Santos (delubio.com.br)

    Brasil caiu oito posições no ranking e voltou ao nível de 2009. Estudo foi coordenado pela Fundação Dom Cabral com 148 países.

    O Brasil perdeu oito posições no Ranking Global de Competitividade e voltou ao mesmo nível de 2009.

    A safra de grãos foi recorde, mas é em direção ao porto que o produtor perde a competitividade conseguida na fazenda. O produtor Jayme Farinon disse que 10% da safra colhida esse ano foram usados para pagar o transporte, que está mais caro e mais demorado.

    “O caminhão uma vez fazia daqui ao porto de Paranaguá em cerca de dois dias a dois dias e meio. Hoje, está levando de quatro a cinco dias uma viagem dessa. Nós não temos escoamento e isso vai prejudicando todas partes”, diz Farinon.

    Um estudo coordenado pela Fundação Dom Cabral com 148 países diz que o pouco investimento em infraestrutura é um dos fatores que estão minando a competitividade da economia brasileira. Inflação e a falta de reformas são outros problemas para as empresas que atuam no país.

    Segundo o relatório, o Brasil caiu oito posições no ranking das economias mais competitivas do mundo e voltou ao nível de 2009. Entre os cinco países do grupo dos Brics, os emergentes, a China, que está em 29º lugar, continua liderando o ranking da competitividade. Depois, vem a África do Sul, que caiu uma posição em está em 53º lugar. O Brasil, em 56º lugar, teve a queda mais brusca entre os emergentes. A Índia, em 60º lugar, também caiu uma posição. A Rússia, em 64º lugar, foi a única que subiu no ranking.

    “É como um carro andando com pé no freio. Ele gera um calor desnecessário. Essa é a situação do Brasil. O carro está andando, mas ele está com pé no freio gerando calor e esse calor é perda. E nosso caso, ele é perda de valor agregado pra sociedade, seja de padrão de vida, de riqueza, no presente e no futuro. E isso que nós estamos comprometendo”, diz Carlos Arruda, coordenador do ranking no Brasil da Fundação Dom Cabral.  (g1.globo.com)

    por Renata Ribeiro

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola: 27 de Maio 1977

    A última vez que vi o José Van Duném (Zé) foi na noite de domingo, dia 22 de maio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema