
Luanda é palco, a partir de 2 de Setembro, da Semana do Brasil em Angola. Cultura, economia e solidariedade são o foco da iniciativa da Associação dos Empresários e Executivos Brasileiros em Angola (AEBRAN), já na nona edição, que pretende aproximar as comunidades dos dois países.
O Fórum Económico da AEBRAN convida vários operadores económicos de Angola e Brasil para discutir assuntos ligados ao desenvolvimento de Angola. Este ano o tema e ponto de partida do debate será a “Desdolarização da economia angolana: o que, para as empresas, mudou com o novo regime cambial”.
De 2 a 6 de Setembro, vão decorrer a Mostra de Cinema e o Festival Gastronómico. No Cineplace Belas Shopping serão exibidas cinco recentes produções do cinema brasileiro. Os “Sabores eternos do Brasil”, são o mote da semana gastronómica que, em seis restaurantes da capital angolana, vai apresentar receitas especiais, a preços convidativos, confeccionadas por conceituados chefes brasileiros.
O encerramento do evento ficará marcado pela Caminhada da Solidariedade, uma iniciativa de “acção social” que irá angariar donativos para o Instituto Nacional da Criança. Para tal, exige-se que todos os participantes doem 2 kg de alimentos, no dia do evento, antes de percorrerem a nova Marginal de Luanda.
A AEBRAN existe há 10 anos, é apoiada pela embaixada brasileira em Luanda e intervém sobretudo na integração dos empresários brasileiros em Angola e procura trabalhar como veículo de comunicação entre estes empresários e órgãos governamentais, fomentando um maior intercâmbio económico. JORGE SIMÕES (lusomonitor.net)