Quarta-feira, Maio 31, 2023
15.8 C
Lisboa
More

    Ano de glória para Macedo

    (Fotografia: M. Machangongo)
    (Fotografia: M. Machangongo)

    Os anos de 2012 e 2013 hão de estar, com certeza, na memória de Paulo Macedo, como os mais memoráveis no seu início de carreira como treinador principal de um clube e da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, com a qual conquistou o seu primeiro Afrobasket, na condição de seleccionador.

    Contratado pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), para substituir José Carlos Guimarães, seu antigo companheiro no 1º de Agosto e na Selecção Nacional, Paulo Macedo, de 45 anos, não podia aspirar a estreia melhor ao serviço da Nação, depois de uma época dourada no comando do seu clube do “coração”.
    Ao serviço do 1º de Agosto, Paulo Jorge Morais Rebelo de Macedo conquistou a Taça dos Clubes Campeões Africanos, o Campeonato Nacional de seniores masculinos, a Supertaça Vlademiro Romero e o Troféu Victorino Cunha, que visa homenagear o seu antigo treinador e até hoje conselheiro em matérias de treino desportivo.
    Para fazer o pleno, faltou apenas a conquista da Taça de Angola, troféu ganho pelo eterno arqui-rival, Petro de Luanda. Com uma carreira de treinador ainda curta, o antigo base do “cinco” nacional, campeão africano sénior em 1989, 1991 e 1993, e uma das principais referências que o país já teve na referida posição, pode considerar-se um técnico ganhador, no primeiro ano como técnico principal. Paulo Macedo iniciou a carreira de treinador em 1999, nas camadas de formação dos “militares” do Rio Seco, onde também foi adjunto de Mário Palma e Luís Magalhães, em épocas distintas. Com a conquista, Paulo Macedo, que foi coadjuvado por Jaime Covilhã, Walter Costa e Pedro dos Santos, preparador físico, inscreve o seu nome na restrita lista de técnicos que já conquistaram o Afrobasket.
    Da lista constam Victorino Cunha, o mentor da senda vitoriosa de Angola com três troféus, Mário Palma, quatro títulos, Vlademiro Romero (já falecido), com um, bem como Alberto de Carvalho “Ginguba” e Luís Magalhães com o mesmo número. O treinador, que termina o seu vínculo contratual com a FAB a 15 do corrente, teve a árdua missão de recuperar o troféu perdido em 2011, para a Tunísia, e é o oitavo a orientar os vencedores pela 11ª vez.
    Como atleta, Paulo Macedo iniciou a carreira em 1979 nos escalões de formação do 1º de Agosto. Anos depois, após chegar à categoria de seniores, foi contratado pelo Sporting de Clube de Portugal. Em 1995, pôs termo à carreira de basquetebolista no clube que o viu “nascer e crescer” como jogador.
    Na sua folha de serviço, para além dos Afrobasket conquistados, constam ainda participações em campeonatos do Mundo, sendo o primeiro 1986, na Espanha, e em 1992, naquele mesmo país, disputou em Barcelona os Jogos Olímpicos. (jornaldeangola.com)

    Por Anaximandro Magalhães

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Acordo Verde Europeu sob pressão dos Estados Membros

    Líderes e empresas nos maiores mercados da Europa estão cada vez mais preocupados com o ritmo ambicioso do impulso...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema