
Professores e alunos de alguns estabelecimentos de ensino na cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, compareceram em massa hoje, segunda-feira, nas escolas, dando assim início às aulas do III trimestre do ano lectivo 2013, paralisadas devido a pausa pedagógica.
Em ronda efectuada por uma equipa da Angop constatou-se que as principais instituições de ensino na região a presença de um número elevado de alunos, o que dá cumprimento ao apelo da Direcção Provincial da Educação.
Segundo a directora da escola do I ciclo do ensino secundário Comandante Cow Boy, Resina Mwahangange, a adesão dos alunos é fruto do rigor dos pais e encarregados de educação que não permitiram que os filhos faltassem no primeiro dia de aulas.
A responsável disse que a comparência registou-se igualmente por parte dos professores que regressaram na máxima força e disponíveis para transmitir os conhecimentos aos alunos.
Resina Mwahangange chamou a atenção aos docentes para a necessidade da realização de revisão neste primeiro dia de aulas, para refrescarem os conhecimentos dos alunos.
Por seu torno o director do Instituto de Administração e Gestão, Lazaro Mukuete, mostrou-se satisfeito pela presença dos alunos e professores nas salas de aulas para o prosseguimento do presente ano lectivo, depois da paralisação de duas semanas.
“O ambiente que se está a viver neste dia de reinício das aulas é satisfatório. Há motivação e entusiasmo dos professores e alunos, aspecto muito importante, porque se vai começar uma época de provas dos professores”, referiu.
Pediu ainda o contributo dos encarregados de educação no acompanhamento dos filhos, pois o ano lectivo vai para a sua recta final, sendo importante a presença dos pais para saberem do desempenho dos educandos. (portalangop.co.ao)