
Bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU) (ANGOP)
São Domingos – A missão das Organização das Nações Unidas na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) inaugurou no domingo um posto avançado em São Domingos, no norte do país, e espera abrir mais dois até final do ano, anunciou a organização.
São Domingos fica a 120 quilómetros da capital, Bissau, e apenas a cinco da fronteira com o Senegal.
O novo espaço descentralizado servirá para a UNIOGBIS cumprir de forma “mais eficaz” e com “proximidade” o objectivo de dar “apoio técnico à sociedade civil” com vista à consolidação da paz e ao desenvolvimento do país, disse Gana Fofang, representante adjunto do secretário-geral da ONU.
As instalações à entrada da vila vão funcionar com cinco funcionários especializados em diferentes áreas, da segurança a aspectos sociais, e que vão interagir com as autoridades locais.
“Todos devemos colaborar para aproveitar esta oportunidade”, referiu Fernando Abna, governador da região de Cacheu, durante a inauguração.
O responsável espera que, para além de aspectos relacionados com a segurança, a presença da UNIOGBIS em São Domingos possa também dar apoio na melhoria das condições de vida das crianças, nomeadamente na área da nutrição.
O espaço de São Domingos surge depois de uma experiência piloto em Mansoa e até final do ano a UNIOGBIS espera abrir novos escritórios em Bafatá, no interior Leste, e em Buba, no Sul da Guiné-Bissau. (portalangop.co.ao)