
A coligação CASA-CE felicitou o governo por ter aprovado o diploma que habilita o ingresso na função pública sem limite de idade. Num comunicado emitido no final da reunião do conselho presidencial, a coligação refere que a proposta é da sua autoria e foi apresentada “na campanha eleitoral de 2012”.
Na última reunião do Conselho de Ministros foi apreciado o Decreto Presidencial que prorroga o diploma legal que permite a entrada na Função Pública de cidadãos com mais de 35 anos, desde que tenham reconhecida competência técnica e experiência profissional susceptível de reforçar a capacidade institucional do sector público administrativo.
A CASA-CE deplora o que considera “uso abusivo dos meios públicos de comunicação social”, feito pelo Executivo, “na exaltação do aniversário do cidadão José Eduardo dos Santos”, considerando ser este “um acontecimento relevante da vida particular e não assunto de interesse do Estado angolano”.
A coligação condena o que considera “violência gratuita sobre os detidos das cadeias do país, com relevância para o episódio da brutalidade descrita como tendo ocorrido na Comarca de Viana, onde agentes da segurança da referida unidade são vistos a cometer barbáries contra os reclusos”. O Ministério do Interior anunciou na segunda-feira a instauração de um inquérito para apurar a autenticidade do vídeo e os prováveis autores dos actos de agressão aos reclusos reportados nas imagens divulgadas nas redes sociais.
A CASA-CE deplora igualmente a forma como o Executivo procura mitigar os efeitos da seca no sul do país, bem como o que considera “propaganda e aproveitamento político”, sem que no essencial se apresente uma estratégia de solução definitiva para médio e longo prazo. (jornaldeangola.com)