
A preparação do homem para uma melhor gestão dos bens públicos deve constituir uma das apostas do sector de Educação para o progresso e o desenvolvimento do país, defendeu no município da Ganda (Benguela), o administrador Caetano Mateus Lopes.
Falando no encerramento da formação pedagógica de refrescamento de professores, Caetano Lopes considerou importante o papel do professor na preparação do homem novo, visando absorver os seus conhecimentos técnicos- científicos e as formas de interacção face ao processo e desenvolvimento do país.
Caetano Lopes apontou o sector de educação como responsável pelos aspectos que possam contribuir para a preservação da coisa pública.
“Sem ela, naturalmente não haverá progresso, desenvolvimento para o bem-estar social do cidadão”, disse o administrador, que chamou particular atenção aos docentes sobre alguns aspectos negativos que em nada contribuem para seu bom perfil.
Durante cinco dias, cerca de dois mil e 400 professores aprimoraram conhecimentos sobre educação moral e cívica, método de aplicação na disciplina de matemática, ensino de língua portuguesa, plano de aulas, sua elaboração, sistema de avaliação e ensino.
A deontologia profissional e perfil do aluno foram outras matérias abordadas na acção formativa ministrada pelos especialistas do sector de educação formados sobre formação pedagógica-educativa. (portalangop.co.ao)