
Foto DR
De acordo com o Expresso, a Portugal Telecom (PT) poderá sentir-se pressionada a vender a sua participação de 25% na angolana Unitel, devido a Isabel dos Santos ser um dos principais accionistas da Zon e, também, da fusão desta operadora com Optimus.
A empresária angolana que, detém 25% das acções (a par com a PT) desta grande operadora de telecomunicações em Angola, já revelou que gostava de tornar a Unitel num dos grandes operadores regionais de África. Com a recente participação na fusão Zon e Optimus, em que detém 50% da holding que controla a novíssima empresa, Zopt, a empresária tem consigo um grupo que partilha a sua visão de implementação em outros mercados, o que pode passar pela parceria entre Zon-Optimus e Unitel, encurralando a PT.
OI PODERÁ SER FINANCIADA COM ACTIVOS DA PT VENDIDOS EM ÁFRICA
A Portugal Telecom (PT) poderá vender activos em África devido à necessidade de liquidez para financiar um possível aumento de capital na brasileira Oi onde a operadora portuguesa tem 23,3% do capital. A previsão é dos analistas do Bank of America Merrill Lynch (BAML) e do Barclays noticia o Diário Económico. Assim, caso a PT necessite de reforçar a sua liquidez, apesar de estar financiada até 2017, poderá ser através da Africatel, onde tem uma participação de 75%, e da Timor Telecom, em que a participação da operadora portuguesa é de 41%. Contudo, os analistas do BAML admitem que poderá ser difícil “encontrar uma oferta a um preço que a PT esteja disposta a considerar.” (portugueseindependentnews.com)