
Em Berlim, cerca de 2000 membros da comunidade gay manifestaram-se para pedir um boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi, na Rússia, por causa das leis consideradas homofóbicas.
A Duma aprovou uma lei a proibir a propaganda homossexual, supostamente para proteger as crianças, mas o texto é visto como um apelo à discriminação e tem levado a uma onda de protestos muito para além das fronteiras russas.
“Estamos aqui porque somos seres humanos e acreditamos que, em 2013, os direitos humanos devem ser defendidos em todos os locais deste planeta”, diz o apresentador de televisão Alfonso Pantisano, que participou no protesto.
Outro ativista gay, que usa o nome artístico de “Gloria Viagra Boydrag”, acrescenta: “Apoio um boicote aos Jogos Olímpicos e também uma exclusão da equipa russa. Tendo em conta que os Jogos já foram organizados em Pequim e agora na Rússia, penso que chegou a altura de correr com esses velhos caretas do Comité Olímpico Internacional”.
A política de Putin em relação aos homossexuais levou já vários membros da comunidade, nomeadamente artistas, a exilar-se noutros países. (pt.euronews.com)