
Domingos da Cruz, jornalista do semanário “Folha 8” voltou hoje a tribunal, no caso em que é indiciado de desobediência e incitação à violência devido a um artigo intitulado “Quando a guerra é necessária e urgente”. A oposição em bloco denuncia as pressões crescentes sobre jornalistas nos últimos tempos.
O artigo do jornalista Domingos da Cruz foi publicado no semanário “Folha 8”, em 2009, e intitulado “Quando a guerra é necessária e urgente”. UNITA, CASA-CE, Bloco Democrático e a Associação Justiça Paz e Democracia uniram-se para denunciar as presões exercidas sobre os jornalistas angolanos nos últimos tempos.
José Gama, jornalista e colaborador do site angolano baseado no exterior “Club K”, conotado com a oposição, foi ontem de novo ouvido na Procuradoria, e afinal pode deixar Angola com destino a África Lusófona onde reside e estuda.
Recorde-se que José Gama e o seu colega Lucas Pedro foram impedidos de sair de Angola, após terem sido indiciados por difamação, calúnia e injúrias em dois processos, um dos quais movido pelo Procurador Geral da República, general João Maria de Sousa, e o outro pelo comissário-chefe Pedro Alexandre, director da Direcção Nacional de Investigação Criminal. (portugues.rfi.fr)
André Ferreira