Quarta-feira, Maio 31, 2023
15.8 C
Lisboa
More

    Obama autoriza ataque à Síria

    (AP)
    (AP)

    O Presidente Barack Obama disse que decidiu punir militarmente a Síria pelo ataque com armas químicas contra um bairro nos arredores de Damasco.

    Contudo esse ataque não vai ocorrer nos próximos dias, porque o presidente americano disse que antes disso, quer que o Congresso americano realize um debate sobre a sua decisão. Não se sabe o que o presidente Obama fará, caso o Congresso não vote a favor da decisão que ele disse já ter tomado, como Comandante em Chefe das Forças Armadas.O Presidente disse que o ataque com armas químicas viola a lei internacional e constitui uma grave ameaça  aos interesses dos Estados Unidos e dos seus aliados na região, devido à possibilidade desse tipo de ataques serem alastrados, pondo em perigo toda a região.

    Obama tornou claro no entanto, que os ataques – quando ocorrerem – serão limitados, tanto em tempo como nos seus alvos. Os Estados Unidos, disse, têm já os dipositivos necessários para lançar o ataque a qualquer momento.

    Não se sabe ainda quando é que o Congresso irá debater a decisão do presidente.

    Na semana passada, o primeiro ministro britânico foi derrotado no parlamento, quando propôs uma resolução apoiando um ataque à Síria.

    Anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin, disse  que as acusações de que o governo sírio usou armas químicas não fazem qualquer sentido, porque as tropas governamentais estão a avançar contra os rebeldes.

    Putin disse que os Estados Unidos deveriam levar as suas provas às Nações Unidas e deixar que os inspectores da ONU terminem o seu trabalho em Damasco.

    “Se têm provas devem apresentá-las e se não as apresentarem então não há provas,” disse o presidente russo.

    O presidente americano disse que o Conselho de Segurança da ONU está paralizado pelo que não é sua intenção tomar em conta qualquer das suas decisões.

    Os inspectores deixaram hoje a Síria e deverão apresentar as suas conclusões ao Secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon.

    Na sexta-feira, o secretário de estado, John Kerry, disse que os serviços de espionagem dos Estados Unidos têm grande confiança num relatório, que indica que foi o governo sírio quem levou a cabo o ataque com gás, na semana passada.

    Kerry disse que esse relatório indica, que mais de 1.400 sírios morreram no ataque, incluindo 426 crianças.

    O presidente sírio Bashar al Assad negou responsabilidade pelos ataques com armas químicas.

    O Presidente Barack Obama tem estado a realizar reuniões com conselheiros da Segurança Nacional, com o Congresso e com países aliados.

    A Casa Branca disse que membros do Conselho Nacional de Segurança, têm estado em contacto com dirigentes do Senado, para discutir o alegado uso de armas químicas pelo governo sírio.

    A Coligação Nacional Síria e alguns civis em Damasco disseram entretanto que forças governamentais sírias têm estado a levar  presos políticos para locais que possam ser alvo de ataques americanos para os usarem como escudos humanos. (voaportugues.com)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Acordo Verde Europeu sob pressão dos Estados Membros

    Líderes e empresas nos maiores mercados da Europa estão cada vez mais preocupados com o ritmo ambicioso do impulso...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema