
Um protesto bloqueou os dois sentidos da Avenida Menino Marcelo, a Via Expressa, nas proximidades do Shopping Pátio Maceió, na tarde desta sexta-feira (30). Moradores do Salvador Lyra acusam a Polícia Militar de ação violenta contra menores de idade na quarta-feira (28).
Os populares queimaram pneus na pista e seguravam cartazes pedindo ‘justiça’ e com dizeres ‘olha o que os heróis fizeram’, com a foto de um garoto baleado. De acordo com um popular, vários garotos estavam jogando futebol em um campo no Conjunto Salvador Lyra na quarta-feira quando policiais militares da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) abordaram violentamente os jovens.
“Já era final da tarde, umas cinco horas. Estávamos jogando bola quando, de repente, duas viaturas da Força Tática [do 5º BPM] chegaram e começaram a atirar na gente. Depois saiu na imprensa que estávamos armados e portando drogas, mas isso não é verdade. Tanto não é verdade que não prenderam ninguém”, disse um dos moradores que estava na situação e optou por ter sua identidade preservada. Um rapaz identificado como Edson, que os moradores dizem ser menor de idade, acabou sendo atingido por um dos disparos nas costas. O morador ainda disse que policiais furaram a bola de futebol e rasgaram as sandálias dos jovens. As duas viaturas, segundo os moradores, foram identificadas como sendo uma Blazer e uma Parati.
Maria Cícera é mãe de dois jovens que estavam presentes na situação e conta que a bala ainda está alojada em Edson, que é colega dos seus filhos. “A gente quer que se faça uma perícia nessa bala e comprovem que ela foi disparada por um PM. Tem que tirar esse policial das ruas”, disse Maria. A moradora ainda contou que, às vezes, a Polícia Militar age com violência no conjunto, mas nunca foi dessa forma. “Chegar atirando em meninos assim foi a primeira vez”, concluiu a popular.
O 5º BPM falou à reportagem do Tribuna Hoje que a denúncia será apurada se o processo chegar à Corregedoria. “A informação que temos aqui é que houve uma apreensão de arma de fogo no Salvador Lyra neste dia. O indivíduo que portava a arma de fogo reagiu à abordagem da PM e trocou tiros com os policiais e, nessa troca de tiros, acabou atingindo o rapaz”, disse o tenente Araújo, do 5º BPM.
(tribunahoje.com)