
Abidjan – As selecções nacionais de basquetebol de Angola e do Egipto defrontam-se esta noite, em Abidjan, na procura do título da 27ª edição do Afrobasket, organizado pela Cote d’Ivoire.
Será a terceira decisão entre ambos do maior troféu da modalidade a nível do continente, a qual não contará com algum dos jogadores que se defrontaram nas edições de 1983 (vitória dos faraós), 1989 e 1993, ganhas pelos angolanos.
No entanto, o pavilhão de Treichville vai testemunhar o reencontro de duas equipas que chegaram à final da prova com objectivos e percurso bastante diferentes.
O conjunto angolano desde cedo assumiu a necessidade de resgatar a taça em posse da Tunísia, enquanto o Egipto foi dando mostras de que estaria a procura de maior experiência para os próximos torneios.
Por outro, Angola ganhou o seu grupo com três vitórias em igual número de jogos, contrariamente aos egípcios que ocuparam a última posição da série só com derrotas.
Mas ainda assim, advinha-se um jogo bem disputado, a julgar pelo que ambos demonstraram nas fases sequentes da prova, sobretudo esta sexta-feira nas meias-finais, onde ultrapassaram potências como Senegal e Cote d’Ivoire, esta última anfitriã.
As equipas têm ainda a particularidade de serem as mais tituladas do continente, tendo Angola 10 troféus e o adversário a metade (5), juntamente ao Senegal. Esta será a 14ª final da equipa nacional em 18 edições. (portalnagop.co.ao)