
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Masseca, disse hoje, no Luena (Moxico), que o Executivo angolano está a reforçar o sector de saúde com diversos programas, para melhorar a qualidade, segurança e eficácia centrado nos doentes.
O responsável, que concedeu uma conferência magistral no acto de encerramento das primeiras jornadas científicas da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), indicou a existência de sete atributos criados pelo governo para melhoria da qualidade de saúde no país.
“A eficiência, eficácia, efectividade, optimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade” são, entre outros, atributos apontados pelo governante, que englobam o referido sistema.
Carlos Masseca disse ser necessária a união nas instituições hospitalares com vista a se ter maior e melhor desempenho de funções, considerando igualmente útil a formação de técnicos após o seu doutoramento ou licenciamento.
Sobre o lema das jornadas intituladas “investigação científica rumo ao desenvolvimento sustentável”, Carlos Masseca aconselhou as instituições do ensino superior a realizar a investigação nas comunidades, de forma a contribuir na descoberta e resolução dos principais problemas que afligem a sociedade. (portalangop.co.ao)