
O Ministério da Energia e Águas vai contratar este ano empresas concessionárias e de fiscalização para a gestão e distribuição da água potável no quadro do programa “Água para Todos”, em curso no país.
Em declarações à Angop, no Lubango, o secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva, que visitou a Huíla no fim-de-semana, sublinhou que esta medida promove a boa gestão e evita o desperdício de recursos.
O secretário de Estado referiu que as empresas contratadas vão ajudar a aumentar o fornecimento de água potável, depois das operações que elevaram a cobertura no país em 55 por cento. Espera-se que os operadores contratados sejam eficientes.
A par desta acção, o Ministério da Energia e Águas está também a criar mecanismos para fazer chegar as condutas de água às novas centralidades do país.
Neste momento, disse Luís Filipe da Silva, o Governo está a elaborar um plano financeiro com representantes do Ministério da Construção e da imobiliária Sonip, instituições encarregadas das obras e gestão das centralidades, para melhorarem as infra-estruturas de fornecimento de água potável e saneamento básico. (jornaldeangola.com)